Exames >

Ultrassonografia Vascular (Doppler)

Trata-se de um exame não invasivo (sem injeções ou contrastes) feito com um aparelho de ultrassom equipado com a tecnologia Doppler que detecta e demonstra o fluxo sanguíneo no interior das veias e artérias. Pode ser realizado em qualquer parte do corpo e serve para avaliar o fluxo sanguíneo, pesquisando eventuais obstruções ou dilatações dos vasos. Permite a avaliação de trombose venosa ou mesmo mapeamento de varizes das pernas, planejamento de fístulas para diálise e avaliação das artérias carótidas, vertebrais, renais, dentre outras. Pode ser empregado também na gravidez para a análise do fluxo sanguíneo materno-fetal.

Doppler venoso dos membros inferiores
Exame realizado desde a região inguinal até o tornozelo, podendo ser realizado com o paciente em pé ou deitado. Importante para mapeamento de varizes e pesquisa de trombose venosa. Não é necessário jejum.

Doppler arterial dos membros inferiores
Exame realizado nas mesmas regiões do exame venoso descrito acima, porém, serve para estudar as artérias avaliando o fluxo sanguíneo e suas eventuais obstruções por placas de aterosclerose. Não é necessário jejum.

Doppler de Carótidas
Este exame avalia o fluxo sanguíneo nas artérias carótidas, localizadas no pescoço e que levam sangue do coração para o cérebro. Com ele podemos estimar o risco de acidente vascular cerebral isquêmico (AVC ou “derrame”). Não é necessário jejum.

Doppler de artérias renais
Exame realizado no abdome para avaliação da vascularização renal, medindo a sua velocidade de fluxo e resistência. Pode ser utilizado para pesquisa de uma possível causa de pressão alta (hipertensão arterial). É necessário preparo adequado.